terça-feira, 4 de outubro de 2011

Cinema e formação de público

A chamada da Rede UCI Orient para assegurar a bilheteria do filme Amanhacer - Parte I, da Saga Crepúsculo, envolve uma estratégia de marketing  que começa pela oferta de venda antecipada dos ingressos para a primeira semana de exibição. O filme será lançado no dia 19 de novembro, mas a construção da expectativa também faz parte dos negócios.

Além de vender ingressos antecipados, a rede UCI Orient também busca cativra o público com uma noite de estréia, no dia 18, à meia-noite e um minuto (na verdade dia 19). Além dessas estartégias, a rede irá distribuir pôsteres do ator Taylor Lautner autografado, mas com quantidade limitada. São três estratégias bem definidas com o propósito de que o espectador se sinta privilegiado: a da venda antecipada, a da noite de estréia em sessão especial supostamente antes da data oficial (mas não é, já que o "um minuto" já coloca a pré-estréia no dia oficial do lançamento, impedindo maiores desgastes com as concorrentes) e a oferta limitada do pôster autografado por um dos atores, tentando motivar o espectador a ir rapidamente ao cinema.

Embora vise a massificação, o discurso hegemônico escamoteia esse traço ideológico do discurso e lança  mão, paradoxalmente, do contrário, o da individuação.  

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