domingo, 24 de julho de 2011

ROTEIRO - CURSO CINEMA E MULHER

Roteiro DE ESTUDOS

Texto 1 e 2: A linguagem do cinema e A linguagem cinematográfica, de Andre Setaro
1) Qual a diferença entre narrativa e fábula?
2) Como você entende a afirmação: “o que merece crédito na obra cinematográfica não é o que se "diz" no filme, mas, sim, "como" o filme diz”. Exemplifique com Thelma & Louise.
3) Quais os elementos básicos da linguagem cinematográfica?
4) “Importa mais estar atento ao comportamento que a câmera adota em relação a determinado personagem do que seguir o seu comportamento na tela”. Explique tomando alguma cena do filme Thelma & Louise.
5) “A câmera dificilmente renuncia a uma opinião sua”. Analise esse trecho.
Sobre montagem e posição da câmera, faremos em sala de aula através de análise de fotogramas e breves imagens.
Texto 3: Entrevista com Ann Kaplan
1) A questão do olhar na análise fílmica (olhar de dentro e olhar de fora)
2) Quando começam os estudos feministas no cinema e por meio de que área do conhecimento?
3) “São medos e fantasias do homem sobre a mulher que achamos nos filmes, não perspectivas e inquietações femininas”. Neste caso, como podemos situar o filme Thelma & Louise? Ele se ajusta a afirmação acima? De que forma?
Texto 4: Omelete Entrevista: Meryl Streep, Nora Ephron e Amy Adams
1) Qual o assunto da entrevista e como ele é abordado pelas entrevistadas? Existe alguma expectativa (de gênero) em relação ao assunto? Foi fácil produzir o filme? Houve resistência? Por quê?
2) “Amy, por você ser de outra geração, você sente que pra você começar foi mais fácil do que pra elas?
AA: Bom, acho que há uma falta de perspectiva se olharmos do meu ponto de vista. Dito isto, eu sinto muita gratidão em relação às mulheres que construíram o caminho, não só no cinema, mas também no mundo. Tipo, ouvir a Nora e como foram algumas das experiências dela com a Casa Branca e a imprensa. E estar naqueles escritórios esfumaçados com todos aqueles meninos, sabe? E a Meryl e todo o trabalho que ela conquistou e o respeito dela, com certeza cimentaram o caminho, não apenas para as atrizes mas também para as mulheres. E eu sou grata por isso, então eu realmente acho que elas abriram o caminho. Mas nós ainda temos que andá-lo por nós mesmas, mas elas abriram.”
De que maneira você entende o discurso da atriz Amy Adams no fragmento acima?  
Texto 5: Entrevista com Glenn Close
1) Uma dos aspectos importantes nos estudos de cinema é sobre a construção das personagens. Como a atriz compõe a sua personagem no seriado de TV Demages?
2) Qual a importância do roteiro para a atriz na construção da personagem?
3) “Há um certo tipo de escrita que adoro. Na terceira página de um roteiro eu já sei se gosto da escrita. O único jeito de descrevê-la é elegante. Nada é excessivo. Nem tudo é evidente. O ator tem margem para ter seus pensamentos, segredos e complexidades. Isso, para mim, é interessante.” Podemos comparar o roteiro a um texto literário e, se assim for, qual seria a posição do leitor neste processo, tendo como base a experiência de leitura da atriz?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário